Acrocórdon, Nevo, Pintas e Verrugas

Você está aqui: Home / Acrocórdon, Nevo, Pintas e Verrugas

Dermatologia estética

Clique no item abaixo para leia mais

Tecnologias

Equipamentos autorizados pela ANVISA O leia mais

Tratamentos masculinos

Quando se pensa de saúde leia mais

Centro Integrado de Tricologia

CENTRO INTEGRADO DE TRICOLOGIA (QUEDA leia mais

Acrocórdon, Nevo, Pintas e Verrugas

28 de setembro de 2011

Os Acrocórdons são ao mais comuns dos tumores fibrosos atingindo igualmente homens e mulheres geralmente na meia idade ocorrem principalmente no pescoço, pálpebas e nas axilas. Não tem significação clínica, exceto esteticamente. Geralmente, não causam problemas, mas podem ser pouco atraentes e a roupa ou a pele próxima pode causar atrito e irritá-los. O médico pode remover facilmente através da congelação com nitrogênio líquido ou de sua ressecção com o auxílio de um bisturi ou de uma tesoura.

Os nevos são pequenos tumores cutâneos, geralmente escuros, que se formam a partir de células produtoras de pigmento da pele (melanócitos). Apresentam tamanhos variados, podem ser planos ou elevados, lisos ou rugosos (semelhantes a verrugas) e alguns apresentam pêlos. Embora habitualmente sejam de cor castanho escuro ou preto, os nevos podem ser cor da pele ou amarelo pardo. Quase todos os indivíduos apresentam aproximadamente 10 nevos, os quais surgem comumente na infância ou na adolescência. Dependendo de seu aspecto e de sua localização, os nevos podem ser considerados defeitos ou marcas de beleza. Os nevos pouco atraentes ou localizados em áreas onde as vestimentas podem irritá-los podem ser extirpados pelo médico com um bisturi e anestesia local. A maioria dos nevos é inofensiva e não necessita ser removida. Contudo, alguns parecem muito com o melanoma maligno (um câncer de pele) e a sua diferenciação pode ser difícil.

Pintas são lesões planas ou elevadas, cuja coloração pode variar da cor da pele ao negro. Podem ser congênitos (quando presentes ao nascimento) ou adquiridos (quando surgem após o nascimento). Alguns ainda podem apresentar pêlos.

Geralmente as pintas começam a aparecer na infância, tendem a aumentar em número até a meia idade, quando podem diminuir. Predisposição genética e exposição ao sol são os fatores que fazem com que algumas pessoas tenham mais pintas do que outras.

O número de pintas varia muito, mas maioria dos adultos brancos possui entre 10 a 40 pintas na pele, mas existem pessoas que tem até mais de 100 pintas!

Devemos ficar atentos quando uma pinta começa a apresentar variações de:

  • Coloração – Se numa mesma pinta começam a surgir várias cores como preto, azul, cinza, esverdeado, vários tons de marrom;
  • Tamanho – Se a pinta vem crescendo ou diminuindo;
  • Bordas – Observar se as bordas estão ficando irregulares;
  • Assimetria : Se antes a pinta era redondinha e agora está ficando assimétrica.

Verrugas são crescimentos benignos (não cancerosos) causados pela infecção viral da camada mais superficial da pele. Os vírus causadores das verrugas pertencem à família chamada papiloma vírus humano (HPV). O aspecto da verruga irá variar de acordo com o local acometido. As verrugas são, usualmente, da cor da pele e ásperas ao toque mas podem, também, ser escuras, planas e macias. O contágio é direto ou indireto, particularmente pela exposição em piscinas, recintos esportivos, praias e outros locais. Elas podem involuir espontameamente ou aumentar em número e tamanho.