Alopecia Areata: entenda o que é

Você está aqui: Home / Alopecia Areata: entenda o que é

Alopecia Areata: entenda o que é

5 de agosto de 2016

Você já ouviu falar em alopecia areata? A doença causa queda de cabelos e pelos em uma ou mais regiões do corpo, sempre em formato de círculo. As áreas mais comuns são couro cabeludo e barba, mas também podem acontecer nas pernas e braços. Em alguns casos,  o quadro pode avançar por todo o couro cabeludo, chamada de alopecia total, ou provocar a queda de todos os pelos do corpo, conhecida como alopecia universal.

O que se sabe sobre a doença é que o sistema imunológico do indivíduo ataca por engano os folículos pilosos, impedindo novos fios de nascerem. A boa notícia é que os fios podem voltar a crescer novamente, já que os folículos pilosos continuam vivos, apenas inativos. Entretanto, esses fios podem nascer brancos e finos e, adquirir cor e espessura normais posteriormente. Apesar de não ser uma doença grave em termos clínicos, a alopecia areata afeta muito o psicológico de seus portadores. O acompanhamento de psicólogos é recomendado, especialmente para crianças e adolescentes (60% dos casos ocorrem em menores de 20 anos de idade).

Alopecia-areata-entenda

Apesar da causa ainda ser desconhecida, nota-se que parte das pessoas que apresentam alopecia areata têm casos na família, ou seja, pode existir uma predisposição genética. Também percebe-se que algumas doenças de natureza imunológica, como tireoidites, diabetes, lúpus e vitiligo, podem contribuir para o surgimento da alopecia areata. Altos níveis de estresse causados por traumas, morte da família, entre outros, também contribuem para o desenvolvimento da doença, que pode atacar qualquer pessoa em qualquer idade, uma ou várias vezes ao longo da vida. O diagnóstico da alopecia areata é simples e pode ser feito por um profissional qualificado. Outros exames laboratoriais podem ser solicitados ao paciente para descartar outras causas da alopecia.

Notou esses sintomas acontecendo com você ou alguém que você conhece? Agende um check-up capilar no Centro Integrado de Tricologia da Clínica Martinez para um diagnóstico completo e conheça os tratamentos indicados: +55 (11) 5093-8688 / 2478-4372 ou contato@clinicamartinez.com.br