Doenças da Unha

Você está aqui: Home / Doenças da Unha

Doenças da Unha

As unhas compreendem cerca de 10% das afecções da pele. Por sua localização tão exposta, sofre repetidos traumas. É necessário recorrer à um dermatologista quando os sintomas forem  dor, edemas, vermelhidão ao redor, e mudança de cor e forma.
Pontos esbranquiçados: nas unhas são comuns e usualmente resultam de traumatismo na base (matriz) da unha.

Hemorragias subungueais: são rupturas de vasos que podem causar linhas verticais ou manchas arroxeadas. Podem ser por alteração de prega da unha, medicamentos e certas doenças. Entretanto, o traumatismo é a causa mais comum.

Unhas encravadas: são um problema relativamente comum. As unhas mais envolvidas são as dos dedos grandes dos pés. Sapatos apertados e outros traumatismos são as causas mais comuns. Podem ser dolorosas e, às vezes, favorecem infecção. É preciso procurar um dermatologista logo no início, em vez de ficar tentando resolver o problema sozinho, cortando ou lixando os cantos da unha afetada, para evitar conseqüências futuras mais desastrosas, como infecções.

As unhas podem ser sede de infecções por fungos (micose de unha), causando deformidades das mesmas; e por bactérias, levando a inchação e vermelhidão em torno delas.

Tumores benignos e malignos podem se instalar ao lado ou por baixo da unha, às vezes necessitando de cirurgia para sua remoção.

Há ainda várias doenças que podem acometer as unhas, como psoríase e líquen plano.