Envelhecimento da pele na menopausa

Você está aqui: Home / Envelhecimento da pele na menopausa

Dermatologia estética

Clique no item abaixo para leia mais

Tecnologias

Equipamentos autorizados pela ANVISA O leia mais

Tratamentos masculinos

Quando se pensa de saúde leia mais

Centro Integrado de Tricologia

CENTRO INTEGRADO DE TRICOLOGIA (QUEDA leia mais

Envelhecimento da pele na menopausa

27 de julho de 2016

Se você já chegou na menopausa, deve sentir que a pele do rosto ficou mais fina, seca, manchada e com aspecto envelhecido. Então, continue lendo esse post para entender por que isso acontece e quais os tratamentos possíveis. Se você ainda não chegou lá, continue a leitura para saber como se prevenir e deixar a pele mais bonita e saudável mesmo com o passar do tempo.

Envelhecimento da pele X menopausa

Dentre as várias alterações que acontecem no corpo da mulher em função das mudanças hormonais causadas pela menopausa está a perda acentuada de colágeno. Nos 5 primeiros anos após a menopausa sua pele pode perder até 30% dessas fibras, que são responsáveis por manter a hidratação, elasticidade e espessura da pele.

Além disso, a produção de melanina aumenta e resulta em mais manchas, a concentração de ácido hialurônico e lipídios na camada superficial diminuem, contribuindo para o ressecamento e perda de volume da pele.

Envelhecimento-da-pele-na-menopausa

O que posso fazer para melhorar o aspecto envelhecido?

Se você já nota esses sintomas, procure um dermatologista para indicar os tratamentos adequados para você. “Existem diversos equipamentos, como a radiofrequência, que pode ser bipolar ou fracionada e melhora a firmeza; lasers sensíveis aos melanócitos e, por isso, recomendados para suavizar manchas; e luzes ablativas fracionadas que favorecem a textura e auxiliam na renovação da pele e formação de colágeno”, recomenda a dermatologista Isabel Martinez para o portal UOL.

Cosméticos também são sempre bons aliados na melhora da pele, especialmente os que contém ácido hialurônico, padina pavonica, aquaporinas, estrógeno, antioxidantes como vitaminas A e C, licopeno, chá verde e coenzima Q10, ácidos como retinoico, glicólico, kógico e mandélico.

Como prevenir e retardar o envelhecimento da pele?

“O que mais origina o envelhecimento é a exposição à radiação. Com o passar dos anos vários danos celulares vão surgindo, inclusive a maior produção de radicais livres que provocam o enrugamento precoce”, ressalta Isabel. Por isso, a boa e velha recomendação de não se expor ao sol nos das 10h às 16h e usar protetor solar diariamente não poderia deixar de ser a dia número um.

Evitar fumar e ingerir bebidas alcóolicas também é fundamental para manter a pele bonita e bem hidratada. Apostar em uma alimentação balanceada e rica em proteínas ajuda a diminuir a perda de colágeno e massas óssea e muscular, melhorando a flacidez.