Envelhecimento da pele na menopausa
27 de julho de 2016
Se você já chegou na menopausa, deve sentir que a pele do rosto ficou mais fina, seca, manchada e com aspecto envelhecido. Então, continue lendo esse post para entender por que isso acontece e quais os tratamentos possíveis. Se você ainda não chegou lá, continue a leitura para saber como se prevenir e deixar a pele mais bonita e saudável mesmo com o passar do tempo.
Envelhecimento da pele X menopausa
Dentre as várias alterações que acontecem no corpo da mulher em função das mudanças hormonais causadas pela menopausa está a perda acentuada de colágeno. Nos 5 primeiros anos após a menopausa sua pele pode perder até 30% dessas fibras, que são responsáveis por manter a hidratação, elasticidade e espessura da pele.
Além disso, a produção de melanina aumenta e resulta em mais manchas, a concentração de ácido hialurônico e lipídios na camada superficial diminuem, contribuindo para o ressecamento e perda de volume da pele.
O que posso fazer para melhorar o aspecto envelhecido?
Se você já nota esses sintomas, procure um dermatologista para indicar os tratamentos adequados para você. “Existem diversos equipamentos, como a radiofrequência, que pode ser bipolar ou fracionada e melhora a firmeza; lasers sensíveis aos melanócitos e, por isso, recomendados para suavizar manchas; e luzes ablativas fracionadas que favorecem a textura e auxiliam na renovação da pele e formação de colágeno”, recomenda a dermatologista Isabel Martinez para o portal UOL.
Cosméticos também são sempre bons aliados na melhora da pele, especialmente os que contém ácido hialurônico, padina pavonica, aquaporinas, estrógeno, antioxidantes como vitaminas A e C, licopeno, chá verde e coenzima Q10, ácidos como retinoico, glicólico, kógico e mandélico.
Como prevenir e retardar o envelhecimento da pele?
“O que mais origina o envelhecimento é a exposição à radiação. Com o passar dos anos vários danos celulares vão surgindo, inclusive a maior produção de radicais livres que provocam o enrugamento precoce”, ressalta Isabel. Por isso, a boa e velha recomendação de não se expor ao sol nos das 10h às 16h e usar protetor solar diariamente não poderia deixar de ser a dia número um.
Evitar fumar e ingerir bebidas alcóolicas também é fundamental para manter a pele bonita e bem hidratada. Apostar em uma alimentação balanceada e rica em proteínas ajuda a diminuir a perda de colágeno e massas óssea e muscular, melhorando a flacidez.