Centro Integrado de Tricologia

Você está aqui: Home / Centro Integrado de Tricologia

Dermatologia estética

Clique no item abaixo para leia mais

Tecnologias

Equipamentos autorizados pela ANVISA O leia mais

Tratamentos masculinos

Quando se pensa de saúde leia mais

Centro Integrado de Tricologia

CENTRO INTEGRADO DE TRICOLOGIA (QUEDA leia mais

Centro Integrado de Tricologia

CENTRO INTEGRADO DE TRICOLOGIA (QUEDA DE CABELO)

TRICOLOGIA: O QUE É?

A tricologia é um ramo da medicina que estuda o cabelo.

Há, atualmente, no Brasil, um interesse crescente pelos tratamentos capilares alternativos e preventivos com relação à queda de cabelos.

A CLÍNICA MARTINEZ dispõe do Centro Integrado de Tricologia, especializado no diagnóstico e tratamento da queda capilar, seja ela por tratamentos químicos, doenças ou situações como alopecia androgenética (calvície), pós-cirurgia bariátrica, anemia, deficiências vitamínicas, pós-parto, hiperandrogenismo, estresse emocional, perda de peso,  dermatite seborréica (oleosidade), entre outros. O nosso Centro está equipado com tecnologias que ajudam no diagnóstico e tratamento das doenças.

 

Vamos falar um pouco sobre algumas destas doenças relatadas acima.

 

ALOPECIA ANDROGENÉTICA  (CALVÍCIE)

A alopecia androgenética, popularmente conhecida como calvície, é um problema que afeta homens e mulheres. Ela tem, como o próprio nome diz, uma predisposição genética e uma ação dos hormônios muito relevante. Na mulher, existe uma maior complexidade com relação à etiopatogenia, já que alguns casos não respondem adequadamente aos antiandrógenos e suspeita-se que outros hormônios podem estar envolvidos (além dos andrógenos).

Abaixo, alguns sinais para a rápida identificação da possível incidência da Alopecia Androgenética:

*O cabelo torna-se mais ralo

*Ocorrem queimaduras solares no couro cabeludo, em função da diminuição dos cabelos, deixando o couro cabeludo mais exposto.

*O popular rabo de cavalo fica mais fino

*As entradas ficam mais evidentes

O tratamento é direcionado para a causa, e hoje, além das antigas drogas, podemos contar com novos princípios ativos, como o Latanoprosta®, que age nas prostaglandinas. Os estudos apresentam bons resultados no seu uso para o tratamento da alopecia (calvície, tanto feminina como masculina), além disso podemos contar com a LLLT (low-level laser therapy), laser de baixa potência com bons resultados associado a outros tratamentos.

EFLÚVIO TELÓGENO;

É mais comum em mulheres. Os fios telógenos representam cerca de 10% em condições normais. No eflúvio telógeno ocorre um aumento nesta porcentagem, que pode variar de 20 a 40%, sendo assim, o paciente apresenta uma queda importante do cabelo, sendo observada uma rarefação difusa dos cabelos ou uma perda pronunciada bitemporal.

As causas do eflúvio telógeno podem ser diversas e devem ser pesquisadas para se fazer um tratamento adequado e individualizado. As causas mais comuns são anemia ferropriva, deficiência de vitaminas, estresse emocional e cirúrgico, uso de medicações, perda de peso excessiva em pouco tempo, entre outras.

O tratamento é direcionado para cada problema e, somado a isso, podemos usar a LLLT (low-level laser therapy).