Centro Integrado de Tricologia
CENTRO INTEGRADO DE TRICOLOGIA (QUEDA DE CABELO)
TRICOLOGIA: O QUE É?
A tricologia é um ramo da medicina que estuda o cabelo.
Há, atualmente, no Brasil, um interesse crescente pelos tratamentos capilares alternativos e preventivos com relação à queda de cabelos.
A CLÍNICA MARTINEZ dispõe do Centro Integrado de Tricologia, especializado no diagnóstico e tratamento da queda capilar, seja ela por tratamentos químicos, doenças ou situações como alopecia androgenética (calvície), pós-cirurgia bariátrica, anemia, deficiências vitamínicas, pós-parto, hiperandrogenismo, estresse emocional, perda de peso, dermatite seborréica (oleosidade), entre outros. O nosso Centro está equipado com tecnologias que ajudam no diagnóstico e tratamento das doenças.
Vamos falar um pouco sobre algumas destas doenças relatadas acima.
ALOPECIA ANDROGENÉTICA (CALVÍCIE)
A alopecia androgenética, popularmente conhecida como calvície, é um problema que afeta homens e mulheres. Ela tem, como o próprio nome diz, uma predisposição genética e uma ação dos hormônios muito relevante. Na mulher, existe uma maior complexidade com relação à etiopatogenia, já que alguns casos não respondem adequadamente aos antiandrógenos e suspeita-se que outros hormônios podem estar envolvidos (além dos andrógenos).
Abaixo, alguns sinais para a rápida identificação da possível incidência da Alopecia Androgenética:
*O cabelo torna-se mais ralo
*Ocorrem queimaduras solares no couro cabeludo, em função da diminuição dos cabelos, deixando o couro cabeludo mais exposto.
*O popular rabo de cavalo fica mais fino
*As entradas ficam mais evidentes
O tratamento é direcionado para a causa, e hoje, além das antigas drogas, podemos contar com novos princípios ativos, como o Latanoprosta®, que age nas prostaglandinas. Os estudos apresentam bons resultados no seu uso para o tratamento da alopecia (calvície, tanto feminina como masculina), além disso podemos contar com a LLLT (low-level laser therapy), laser de baixa potência com bons resultados associado a outros tratamentos.
EFLÚVIO TELÓGENO;
É mais comum em mulheres. Os fios telógenos representam cerca de 10% em condições normais. No eflúvio telógeno ocorre um aumento nesta porcentagem, que pode variar de 20 a 40%, sendo assim, o paciente apresenta uma queda importante do cabelo, sendo observada uma rarefação difusa dos cabelos ou uma perda pronunciada bitemporal.
As causas do eflúvio telógeno podem ser diversas e devem ser pesquisadas para se fazer um tratamento adequado e individualizado. As causas mais comuns são anemia ferropriva, deficiência de vitaminas, estresse emocional e cirúrgico, uso de medicações, perda de peso excessiva em pouco tempo, entre outras.
O tratamento é direcionado para cada problema e, somado a isso, podemos usar a LLLT (low-level laser therapy).