Você sabe o que é Alopecia Androgenética?

Você está aqui: Home / Você sabe o que é Alopecia Androgenética?

Você sabe o que é Alopecia Androgenética?

8 de julho de 2016

O nome pode parecer estranho, mas Alopecia Androgenética nada mais é do que a famosa calvície, ou perda de cabelos por influência genética e hormonal. A condição afeta homens e mulheres mas se manifesta em proporções e de formas diferentes. Nos homens, os sinais são as famosas “entradas”, falhas perto da testa, e a “coroinha de padre”, quando há perda acentuada de cabelos em formato de círculo no topo da cabeça. Já nas mulheres, nota-se uma rarefação mais difusa na “risca” do cabelo, o “rabo de cavalo” fica mais fino a ponto de, nos casos mais avançados, observar-se uma certa transparência onde é possível ver o couro cabeludo e o contorno da cabeça, notar o rabo de cavalo mais fino e até queimaduras por exposição solar.

alopecia-androgenética

Os fios de cabelo duram, em média, de dois a quatro anos e têm três fases de vida: crescimento, repouso e queda. Após passar pela fase de crescimento, os fios entram em estágio de repouso (onde param de crescer) e, depois, caem, mas logo são substituídos por outro novo em folha, e o processo começa novamente. Em uma condição normal, cerca de 90% dos fios estão em processo de crescimento e em etapas diferentes,  por isso é comum uma pessoa perder de 50 a 100 fios de cabelo por dia e, ainda assim, não desenvolver a calvície.

A Alopecia Androgenética é uma doença progressiva, onde a queda dos fios vai acontecendo ao longo dos anos. Ela causa um processo de miniaturização dos fios de cabelos, que vão perdendo a densidade e ficando cada vez mais finos e quebradiços. Com o passar do tempo, essa situação causa a rarefação capilar.

Quanto mais cedo for diagnosticado o problema, maiores as chances de sucesso no tratamento, pois enquanto os folículos pilosos estiverem ativos, há como reverter a situação. É fundamental identificar as causas da calvície para que seja recomendado o tratamento correto e adequado. O Centro Integrado de Tricologia da Clínica Martinez é equipado com tecnologias que possibilitam o diagnóstico e tratamento da queda capilar, seja ela decorrente de tratamentos químicos, doenças ou situações como alopecia androgenética, pós-cirurgia bariátrica, anemia, deficiências vitamínicas, pós-parto, hiperandrogenismo, estresse emocional, perda de peso,  dermatite seborreica, entre outros.

Agende um check-up capilar! Entre em contato pelos telefones (11) 5093-8688 / (11) 2478-4372 ou envie um e-mail para contato@clinicamartinez.com.br